sexta-feira, 25 de novembro de 2011

NÃO CONFUNDA MONET COM MANET

ALMOÇO NA RELVA
IMPRESSÃO: NASCER DO SOL








Oscar-Claude Monet nasceu em 14 de novembro de 1840 em Paris, e morreu em 5 de dezembro de 1926, em Giverny. É considerado um dos pintores mais representativos do impressionismo francês. Vive parte de sua vida na Normandia, onde aprende, por volta de 1856, com Eugène Boudin, um artista que trabalhava com pinturas ao ar livre, algumas técnicas de pintar na natureza. Em 1859, muda-se para Paris, frequenta a academia suiça de Paris e treina copiando grandes pintores. Em 1862, teve oportunidade de cursar Artes na universidade, mas não se agrada do tradicionalismo da pintura acadêmica. Abandona, então, a universidade, vai estudar com Charles Gleyer e conhece Pissarro e Colbert. Juntos desenvolvem a técnica de pintar o efeito das luzes com rápidas pinceladas, o que ficará conhecido como impressionismo.
O quadro Impressão, nascer do sol: (atualmente no Museu Marmottan de Paris), uma paisagem do Havre, exibida na primeira exposição impressionista de 1874, deu origem ao nome usado para definir o movimento impressionista.
A técnica de Monet para pintar quadros era bastante peculiar, pois, de perto, aparentava ser apenas borrões, mas o espectador ao distanciar a visão, percebia as formas com bastante nitidez.
Em face da exposição exagerada ao sol, Monet teve uma catarata no final da sua vida. A doença o atacou, pois gostava de pintar ao ar livre em diferentes horários do dia e em várias épocas do ano, o que foi outra característica do Impressionismo. Durante sua doença Monet não parou de pintar. Passou a usar cores mais fortes como o vermelho-carne e o vermelho goiaba, cor tijolo, entre outros verdes, rosas, vermelhos e cores mais fortes.
Monet morreu em 1926 e está enterrado no Cemitério da Igreja de Giverny, Eure, na Alta-Normandia na França.


Édouard Manet nasceu em 23 de janeiro de 1832, em Paris, e morreu no dia 30 de abril de 1883, também em Paris. Foi pintor e artista gráfico por demais reconhecido no universo da arte do século XIX.
Conforme dados da Wikipédia, os gostos de Manet não se inclinam para os tons fortes, utilizados na nova estética impressionista. Prefere os jogos de luz e de sombra, restituindo ao nu a sua crueza e a sua verdade, muito diferente dos nus adocicados da época. O trabalhado das texturas é apenas sugerido, as formas, simplificadas. Os temas deixaram de ser impessoais ou alegóricos, passando a traduzir a vida da época, e, em certos quadros, seguiam a estética naturalista de Zola e Maupassant.
Uma curiosidade em relação a Manet, é que teve oportunidade de visitar o Brasil em 1848. Como resultado dessa viagem, desenvolveu um certo gosto pelo exótico e uma repulsa ao escravismo. É sabido que a luminosidade da baia de Guanabara influenciou a sua maneira de pintar. No ano de 1856, Manet deixou o atelier de Couture, com quem estudava, por divergências artísticas. Segundo Couture, Manet não tinha tons intermediários entre a luz a e sombra. Para Manet, esses tons intermediários debilitavam a sombra e a luz, portanto ele acabava usando cores quase puras. No entanto, nesse período, conheceu Victorine Meurent, que teria um papel importante em sua obra, pois se tornou a partir deste uma modelo frequente de suas obras, como no quadro acima, Almoço na Relva.
Manet contraiu sífilis o que lhe causou muitas dores e paralisia parcial. Em 1883, Manet tem a perna esquerda amputada devido à gangrena e morreu dias após. Ele tinha 51 anos quando morreu e está enterrado no cemitério de Passy em Paris.

Um comentário:

  1. Je pense que ces deux sont incroyables!

    Apesar de Manet ser 8 anos e alguns meses mais velho que Monet, eles compartilhavam ilustres amigos em comum , como o próprio Renoir.

    Não poderíamos deixar de citar também a amizade que Manet tinha com o querido Baudelaire, em que podemos mesmo encontrar algumas vezes perâmbulando pelos seus quadros, como esse aqui:

    http://parisrevolutionnaire.com/IMG/jpg/Tuileries_jardin_des_Musique_aux_Tuileries_par_Manet_41_max.jpg

    vamos lá, todos tentando encntrar Manet e Baudelaire nesse quadro! ("Onde está wally")

    J'ai aimé votre post Auríbio, c'était parfait!

    ResponderExcluir