quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Brigitte Bardot

Brigitte Anne-Marie Bardot, também conhecida como BB, é uma modelo, atriz e cantora francesa. Nasceu em Paris no dia 28 de setembro de 1934. Seu pai era um engenheiro quatorze anos mais velho que sua mãe, a qual incentivou as filhas a dançarem balé desde novas. Aos 13 anos, Brigitte Bardot entrou para o conservatório de Música e Dança de Paris(Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris), onde teve aulas de balé por três anos. Aos 15 anos já havia entrado para o mundo da moda e estrelou na capa da revista Elle francesa.


Foi então que chamou a atenção do cineasta Roger Vadim. Este convenceu Marc Allegret a chamá-la para seu primeiro teste como atriz. Apesar do filme ter sido cancelado, esse foi seu primeiro contato com o cinema e despertou nela o desejo de se tornar atriz. No mesmo ano em que estrelou em seu primeiro filme, Le Trou Normand(1947), aos 18 anos, casou com Vadim.

Atuou então em diversos filmes, como Helena de Tróia(1956), e fez grande sucesso nos Estados Unidos por seu talento e principalmente sua beleza. Seu primeiro filme americano foi Un Acte D'amour(1953), de Kirk Douglas, mas ela permaneceu majoritariamente no cinema europeu durante sua carreira. Apesar dos muitos filmes de que participava BB, Vadim achava que sua esposa não estava sendo devidamente valorizada, portanto deu a ela o papel principal em seu filme da nouvelle vague E Deus Criou a Mulher(1956). Esse filme possuia cenas de nudez e causou grande escândalo no mundo todo por seu conteúdo irreverente. Foi esse lançamento responsável também por tornar a atriz uma sex-symbol da época, possuindo um perfil mais erótico do que outras figuras marcantes como a própria Marilyn Monroe.


BB se tornou a mais famos atriz europeia nos Estados Unidos e permanecer na França beneficiou sua image. Durante a década de 1960, quando a Europa, principamente Londres e Paris, começou a ser o novo centro irradiador de moda e comportamento e Hollywood saiu por um tempo da luz dos holofotes, ela acabou eleita a deusa sexual da década. Verdadeiro ou falso, nesta época se dizia que Brigitte Bardot era mais importante para a balança comercial francesa que as exportações da indústria automobilística do pais.

m 1973, pouco antes de completar quarenta anos e logo após seu filme L'histoire très bonne et très joyeuse de Colinot Trousse-Chemise(1973), Brigitte anunciou que estava encerrando sua carreira. Após mais de cinquenta filmes e de gravar dezenas de discos, ela recolheu-se a La Madrague definitivamente, escolheu usar a fama pessoal para defender os direitos animais e tornou-se vegetariana. Em 1986, criou uma fundação, Fondation Brigitte-Bardot, declarada de utilidade pública pelo governo francês em 1992, e que em 1995 nomeou o Dalai Lama como seu membro honorário. Entre outras causas, ela atuou e liderou campanhas contra a caça das baleias, as experiências em laboratório com animais, pela proibição de brigas autorizadas entre cães e contra o uso de casacos de pele.


Influências de BB
Além de ser a responsável pela popularização de Saint Tropez, na França, ao se mudar para lá no começo dos anos 1960, no verão de 1964, Brigitte Bardot também tornou conhecida a praia de Búzios, onde ficou hospedada em suas visitas pelo Brasil, na companhia do namorado Bob Zaguri, um playboy e produtor marroquino que viveu muitos anos no Brasil. A praia tornou-se um dos pontos mais sofisticados e procurados do verão brasileiro, inclusive por estrangeiros. Em sua homenagem , a Prefeitura local criou a Orla Bardot, na Praia da Armação, e instalou ali uma estátua de bronze da atriz em tamanho natural. Ela é reconhecida por ter popularizado o biquíni usando-o em seus primeiros filmes, nas aparições em Cannes e em dezenas de fotos de revistas.
Brigitte Bardot foi casada 4 vezes e tem um filho chamado Nicholas Charrier.


Segue abaixo alguns links para quem quiser ler mais sobre ela, tem umas coisas legais:


http://www.imdb.com/name/nm0000003/bio


http://pt.wikipedia.org/wiki/Brigitte_Bardot


http://educacao.uol.com.br/biografias/brigitte-bardot.jhtm


Bom, gente. Espero que vocês tenham consiguido matar a curiosidade de vocês sobre Brigitte Bardot. ;)


-Marcela Guimarães

Um comentário:

  1. Brigitte est très exotique!
    Você chegou a ler que ela detestou ser mãe?
    (acho que não é todo mundo que gosta de passar
    pela minha experiência!)
    Elle est très belle, cette vidéo du Youtube avec ses photos sont magnifiques! Et je ne savais pas sur la plage de Búzios.
    Bravo Marcela!

    ResponderExcluir