sexta-feira, 10 de junho de 2011

Charles Baudelaire


Conhecido como um dos precursores do Simbolismo e reconhecido internacionalmente como fundador da tradição moderna em poesia, embora tenha se relacionado com diversas escolas artísticas, sua obra teórica influenciou profundamente as artes plásticas do século XIX.
Em 1940 son père estava preocupado com sua vida desregrada resolve mandá-lo à Índia , mas nunca chegou ao seu destino. Ao atingir a maioridade ganha posse da herança do pai e por dois anos vive sob o efeito de álcool e drogas, porém posteriormente sua mãe entra na justiça acusando-o de pródigo,como resultado sua herança passa a ser controlada por um notário.
Em 1857 é lançado As flores do mal contendo 100 poemas. O livro é acusado no mesmo ano, pelo poder público, de ultrajar a moral pública. Os exemplares são presos, o escritor paga 300 francos e a editora 100, de multa.

Partindo da análise que muitos autores utilizam de suas experiencias para expressarem suas angústias, concepções de mundo e por isso chegam, dependendo do que este escreve, a pagar muito caro por isso, como não recebendo por exemplo o prestígio que merecia, ou muitas vezes sendo mal interpretado. Assim foi Baudelaire que simplesmente expôs o que sentia e como sentia, resultado de sua vida tumultuada e por algumas vezes sem direção. Foi ignorado pelo público de sua época pois suas conclusões iam de encontro com as opiniões vigentes,a concepção burguesa.

La Mort des Amants

Nous aurons des lits pleins d'odeurs légères,
Des divans profonds comme des tombeaux,
Et d'étranges fleurs sur des étagères,
Ecloses pour nous sous des cieux plus beaux.

Usant à l'envi leurs chaleurs dernières,
Nos deux coeurs seront deux vastes flambeaux,
Qui réfléchiront leurs doubles lumières
Dans nos deux esprits, ces miroirs jumeaux.

Un soir fait de rose et de bleu mystique,
Nous échangerons un éclair unique,
Comme un long sanglot, tout chargé d'adieux;

Et plus tard un Ange, entr'ouvrant les portes,
Viendra ranimer, fidèle et joyeux,
Les miroirs ternis et les flammes mortes.




2 comentários:

  1. Bom trabalho!(Inveja dos alunos de Mara)

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha! Esse é um dos três poemas que eu mais gosto desse livro, bom seria se tivéssemos mais tempo para discutir sobre as obras dele em sala de aula. Muito bom.

    ResponderExcluir