quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Maurice Ravel

Ele nasceu em 7 de março de 1875 em Ciboure, França.Começou a se interessar por música ainda criança e então foi aprender piano.Já adolescente começou a estudar no Conservatório de Paris, mas após um tempo passou a estudar sozinho e só voltou a estudar composição em 1898.Ele admirava Claude Debussy, também músico e compositor da época, que o inspirou bastante.Porém Ravel aprendeu um pouco da técnica de Mozart, Liszt e Strauss, entre outros, para acrescentar a sua.Ele testou estilos até achar o seu próprio.

Sua primeira peça famosa foi Pavane pour une infante defunte, composta em 1900, quando Ravel tinha vinte e cinco anos. Escreveu duas óperas, mas ficou conhecido principalmente pelos seus balés. Dentre estes se destacam Daphnis et Chloé e, sua obra mais conhecida, o Bolero.
Esse site (em inglês) http://www.maurice-ravel.net/, é bastante interesssante.Em 'compositions' estão as principais composições de Ravel, a data em que foram compostas e ainda existem informações sobre a composição, como por exemplo, se clicarmos em Daphnis et Chloé encontramos que é a mais longa composta por Ravel, tem por volta de 55 minutos.Enfim, vale a pena ver.

Daphnis et Chloé: http://www.youtube.com/watch?v=GBLdMySuaEg

Neste mesmo link http://www.maurice-ravel.net/ encontramos outros tópicos que nos permitem entender um pouco mais como era Ravel, como pessoa.Existem comentarios de amigos e conhecidos sobre ele.Pelo que li percebi que era uma pessoa que se preocupava muito com a aparência, em sempre estar bem vestido e arrumado.Quanto aos amores, amigos relataram que ele simplesmente não tinha.Existe até uma citação em que ele demonstra pensar sobre o assunto, mas pensa ser uma questão delicada. Ele fala mais ou menos que eles artistas precisam ser muito cuidadosos se eles pensam em se casar com alguém, fala que eles são muito obcecados por seu trabalho, sua criatividade e que vivem um pouco como sonhadores.Um dos comentários nos faz entender que muitos sugeriam que ele era homossexual, mas a pessoa que comenta ( não aparece quem é), mesmo falando que isso não importaria e não afetaria sua genialidade afirma que ele não era.Para finalizar sobre esse assunto uma citação de Ravel ele diz "Nós não fomos feitos para casar, nós artistas.Nos somos raramente normais, e nossa vida muito menos".

Ravel se mudou bastante enquanto criança e morou com a família até os 41 anos, depois em 1921 comprou uma casa numa pequena cidade ao sudoeste de Paris.O pai de Ravel era engenheiro e após sua morte, ele terminou Rapsodie espagnole, e escreveu Gaspard de la nuit que disseram ser uma de suas composições mais intensas e substanciais.

Gaspard de la nuit: http://www.youtube.com/watch?v=Ty70ykwB1c0

A obra mais conhecida de Ravel é O Bolero de Ravel.Foi encomendada pela bailarina Ida Rubinstein.Foi influenciada pela música espanhola, com melodia simples e repetitiva para facilitar a performance dos bailarinos. Sua primeira apresentação foi na Ópera de Paris a 11 de novembro de 1928, tendo como nome, inicialmente, Ravel de Fandango.Depois que foi dançada na estréia alcançou grande popularidade.

Bolero de Ravel: http://www.youtube.com/watch?v=Q4wb11w0ZHQ&feature=related


Em 1932 Maurice Ravel, sofreu um acidente enquanto estava num táxi.Ele se recuperava dos ferimentos, mas parecia sofrer de um problema neurológio, não se sabe se foi causado pelo acidente ou se o acidente só piorou algo já existente.Depois disso ele começou a perder concentração e também ter dificuldade para falar e escrever.Sua ultima obra completa são as três músicas de Don Quichotte à Dulcinée.A condição dele continuou piorando e em 1937 ele foi levado ao hospital para ver se um tumor no cérebro era a causa do problema. Após a cirurgia e após recuperar um pouco a consciência Ravel entrou em coma e morreu 9 dias depois em 28 de Dezembro de 1937.


Postado por: Amanda Rodrigues

Um comentário:

  1. Bravo Amanda!
    Je suis très heureuse avec cette recherche!
    Je l'aime beaucoup et j'èspere que maintenant toi aussi!

    ResponderExcluir