domingo, 6 de novembro de 2011

Coco Chanel





Coco Chanel veio de uma família humilde e grande com quatro irmãos. Sua mãe, Jeanne Devolle faleceu de turbeculose quando ela ainda era muito pequena, e com isso a responsabilidade dos filhos passou-se para o pai Albert Chanel. Que devido ao à sua profissão, Coco e suas irmães foram educadas num Colégio interno (Nossa Senhora da misericórdia) enquanto os seus irmãos foram trabalhar.
Seu pseudônimo veio devido ao uma música em que sempre cantava em cafés "Qui qu'a vu Coco dans le Trocadéro?" Coco nunca se casou ao certo, sempre foi uma mulher em que teve diversos amantes milionários e mandatários da política, que influenciaram decisivamente sua vida.
Artur Capel um milionário rico que dizem ter sido o amor da sua vida, ajudou a abrir sua primeira loja de chapéus, à loja ‘Chanel’, onde se tornaria um sucesso em Paris. Com esse relacionamento Chanel aprendeu a freqüentar os lugares mais sofisticados. Arthur Chapel meses mais tarde faleceu de um acidente de carro. Onde a estilista muito desgostosa acabou abrindo uma casa de costura, começou a vender além de chapéus roupas desportivas de praia e para montar a cavalo. Com estilo e elegância, Coco Chanel revolucionou a década de 20, libertando a mulher dos trajes desconfortáveis, dos espartilhos , dos frufrus e dos laçarotes daquele jeito de enfeite de bolo, em fim, valorizou a silhueta feminina com o que existe de mais básico e mais sensacional, o tecido o corte o caimento e a própria forma feminina e rígidos do final do século 19.
Um verdadeiro mito, Chanel reproduziu sua própria imagem, a mulher do século 20, independente, bem-sucedida, com personalidade e estilo. A criadora daquele ‘pretinho básico’. “O luxo tem que ser confortável ou não é luxo.” (Coco Chanel) Suas roupas vestiram as grandes atrizes de Hollywood, e seu estilo ditava moda em todo o mundo. Além de confecções próprias, desenvolveu perfumes com sua marca. Seu perfume de sucesso e que a deixou muito rica foi o perfume foi criado em 1921 por Ernest Beaux a pedido de Gabrielle Chanel, que sugeriu: "Um perfume de mulher com cheiro de mulher", o Chanel nº 5. Foi o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista.
Durante a segunda guerra mundial, Chanel se envolveu romanticamente com um oficial Alemão. Viveu a época mais dramática do século 20, a das duas guerras mundiais, tendo uma relação perigosamente próxima e vergonhosamente cooperativa com os líderes nazistas.Com isso foi malquista na França, onde isso teve uma péssima influencia para sua carreia. Embarcou pra suíça tendo que se esconder.
Com o tempo ela começou a reaparecer nas revistas de moda com a criação dos seus tailleurs (casacos, fato e sapatos). Depois voltou a residir na França. Em seu velório centenas de pessoas levaram suas roupas em sinal homenagem. O filme Coco antes de chanel retrata a sua biografia Até hoje a marca Chanel é um sucesso no mundo inteiro.
"Eu criei um estilo para um mundo inteiro." (Chanel)


Um comentário:

  1. Et voilà Barbara!
    Apesar de todos os problemas técnicos, estamos aqui: firmes e fortes!
    Lindo seu texto, espero que em suas pesquisas você tenha sentido a mesma sensação que eu, a de decepção quanto a inclinação política de Chanel, realmente vergonhosa; mas apesar de ela ter abraçado com todo o fervor o nazismo (através de mais uma de suas milhares de paixões), é fato que ela fez a revolução da moda e, graças a ela, usamos mais roupas confortáveis hoje em dia.
    Chanel dá muito pano pra manga, a gente devia tomar um sorvete enquanto falávamos da biografia pesadíssima dela!

    Bravo ma belle.

    ResponderExcluir